top of page
  • Marcelo Vieira Matias

Psicoterapia em Londres: como ser psicólogo e/ou psicoterapeuta no Reino Unido

Atualizado: 28 de out. de 2021


Muitos colegas me perguntas sobre como é o processo de ser psicólogo, psicoterapeuta no Reino Unido (UK) e em Londres.


Diferentemente do Brasil, os termos psicólogos e psicoterapeuta não são sinônimos por aqui. No Brasil, para sermos psicólogos, precisamos nos formar em uma faculdade de psicologia e se quisermos exercer uma carreira clínica, por exemplo, é necessário ser registrado no Conselho Regional de Psicologia de sua região.


Aqui no Reino Unido, e por consequência, em Londres, o processo é em algumas partes similar e em outras, bem diferente. Vamos ver:



1: Psicólogo e Psicoterapeuta é a mesma coisa no Reino Unido?


Não. Aqui no Reino Unido, o termo psicólogo é protegido por lei e para que você possa usá-lo, você deverá ter um doutorado e se cadastrar no HCPC e, desejavelmente, que seja registrado também no BPS (British Psychological Society).


No meu caso, foi a rota que eu escolhi: fazer um doutorado em Counselling Psychology e Psychotherapy(calma, já explico isso).


No entanto, se você quiser, poderá ser um psicoterapeuta/terapeuta. Nesse caso, não se trata de um termo protegido por lei, ou seja, qualquer um pode se chamar de psychotherapist, mesmo que não tenha feito nenhuma formação.


Contudo, a rota recomendada é fazer algum curso/treinamento (geralmente de longo prazo, 2 a 4 anos, e que pode exigir um investimento financeiro alto) que te permita ser registrado no UKCP (UK Council for Psychotherapy) e BACP (British Association for Counselling and Psychotherapy) ou algum outro órgão de grande aceitação. E por que essa recomendação?

Por dois motivos:


a) Empregabilidade: se você quiser se candidatar a alguma vaga de emprego em psicologia/psicoterapia, ou então se cadastrar em algum site de terapia online, muito provavelmente lhe pedirão algum desses cadastros (HCPC, BACP, UKCP, BPS).


b) Seguro (Indemnity insurance): muito comum aqui no Reino Unido e em Londres, os profissionais de saúde terem seguro para trabalharem, no caso de haver alguma questão jurídica em que eles tenham que se defender ou então pagar alguma multa ou indenização. A grande maioria dos seguros só farão uma apólice se você for registrado em algum órgão aceito por eles. E as empresas privadas e sites de terapia online também solicitam uma apólice de seguro pago pelo profissional. Então veja como o círculo se fecha.

Dica: existem instituições, como o National Council of Psychotherapist (NCP) que dão desconto em seguros para seus associados.



No meu caso, optei por me apresentar como psychotherapist e me cadastrar nos órgãos de psicoterapia, enquanto termino minha formação no doutorado.



2: A carreiras de Psicólogo no Reino Unido e em Londres


No Brasil, é comum chamarmos de psicólogos clínicos aqueles que atendem em suas clínicas particulares ou fazem psicoterapia em instituições, por exemplo.


Aqui no Reino Unido não é bem assim. O Clinical Psychologist tem uma outra conotação; geralmente, são psicólogos, já doutores, que fizeram sua formação sobretudo na abordagem TCC (Terapia Cognitivo Comportamental) e que trabalham majoritariamente nessa abordagem.


Digo majoritariamente, pois já existe uma onda forte de pessoas que se intitulam ecléticos ou integrativos. O primeiro utiliza das diferentes abordagens conforme bem entende que seja benéfico para o processo terapêutico do cliente. O segundo, utiliza trechos e conceitos específicos das diversas abordagens, sendo mais fiel à base teórica das abordagens que ele domina. Mas sim, a diferença é pequena.


Mas quais são então os tipos de psicólogos existentes por aqui (todos eles protegidos pelo HCPC):


· Practitioner psychologist.

· Registered psychologist.

· Clinical psychologist.

· Forensic psychologist.

· Counselling psychologist.

· Health psychologist.

· Educational psychologist.

· Occupational psychologist.

Para saber mais sobre as diferenças entre eles, consulte o site do HCPC https://www.hcpc-uk.org/about-us/who-we-regulate/the-professions/



3: É possível validar a minha formação do Brasil no Reino Unido e em Londres?


Sim, é possível. A maioria das instituições, tanto para psicólogos, quanto para a rota de psicoterapia oferecem uma opção de validação de quem não fez a formação no Reino Unido. No entanto, se prepare para muitos documentos, traduções juramentadas e prazos longos.


Exemplos:



Dica: caso esteja planejando trabalhar como psicólogo ou psicoterapeuta no Reino Unido, avalie já solicitar na sua universidade e instituições em que fez seus cursos, a ementa e conteúdo programático, bem como histórico escolar e outros documentos importantes. Se possível, já organize a tradução deles, pois a chance de você precisar é bem alta. Em alguns casos, como inscrição em universidades, também será solicitado alguma prova de nível de inglês e cartas de referência.



4: Como é mercado de trabalho para psicólogos e psicoterapeutas no Reino Unido e em Londres?


A carreira na NHS ainda é a mais forte para os profissionais de saúde, de uma maneira geral. Existem vagas para quem está começando agora, ou seja, recém saído da faculdade de psicologia (geralmente como assistant psychologist) e também para pessoas com mais experiência (com mestrado e doutorado).


Outra opção para quem se formou recentemente é a de professor assistant, trabalhando nas universidades.


Como no Reino Unido a NHS e diversas ongs/ instituições de caridade (como Minds, AA) oferecem algum tipo de atendimento terapêutico gratuito, ser um psicólogo/psicoterapeuta que trabalhe em consultório privado, como no Brasil, é uma rota um pouco mais difícil, mas também possível.



No site do BPS existe uma área destinada a divulgação de vagas para psicólogos:



5: Quanto ganha um psicólogo/psicoterapeuta em Londres e no Reino Unido?


O salário de base pode variar entre £20.000 a £30.000 por ano para essas vagas iniciais. Para psicólogos mais experientes, band 7 e band 8, existem salários de £45.000 a £56.000 por ano. Já para uma sessão de terapia com psicólogo/psicoterapeuta a faixa de valores é muito ampla, indo de £40 até £200 por 50 minutos de sessão.


Tanto para vagas fixas e permanentes, como para o modelo self-employed, a região geográfica também influencia os valores, sendo que próximo às capitais, a remuneração é maior, bem como o custo de vida.



Espero que possa ter ajudado um colega a se encontrar nesse mundo confuso da psicologia no Reino Unido e em Londres.


Importante: esse texto foi escrito por meio de pesquisas pessoais e fruto da minha própria experiência. Seu objetivo é apenas de facilitar a pesquisa de outros colegas. Ele não deve ser utilizado como fonte oficial de informações. Para isso, consulte todos os órgãos competentes para se certificar das informações mais atualizadas e oficiais.

194 visualizações0 comentário
bottom of page